Uma das atividades mais importantes do controle de qualidade da sua indústria é a análise microbiológica de alimentos.
É com ela que será possível identificar agentes contaminantes e, assim, eliminá-los antes que causem efeitos indesejados à saúde do seu negócio e da população.
Ficou curioso e deseja entender um pouco mais do assunto? Então, continue a leitura para ter acesso às principais informações sobre as análises microbiológicas.
Boa leitura!
Por que se atentar a análise microbiológica de alimentos?
A análise microbiológica de alimentos é fundamental para a garantia de qualidade da indústria. Essa é a prática que visa assegurar a integridade e inocuidade dos produtos para promover a saúde dos consumidores.
Esse processo é uma das atividades que envolve o correto controle sanitário e a qualidade do produto. Por isso, deve ser realizado com o apoio de profissionais capacitados e especializados nessa ação.
Além disso, esse estudo está diretamente relacionado aos padrões necessários para consumo. A ANVISA, inclusive, em 2019, estabeleceu uma Instrução Normativa que visa listar os padrões microbiológicos para alimentos prontos para oferta ao consumidor.
É preciso citar também a Resolução – RDC Nº 331, do Ministério da Saúde, de 2019. Ela complementa a anterior ao dispor sobre os padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação, em toda a acadeia.
Ambas legislações estabelecem condições necessárias para a produção e fornecimento de alimentos. O objetivo é assegurar a saúde pública por meio da distribuição de produtos nutritivos e seguros.
Vale destacar que esse processo, além de garantir a qualidade e sanitização dos produtos, também promove informações relevantes quanto às operações diárias da sua indústria.
Afinal, será possível avaliar as atividades quanto a limpeza e higienização do seu negócio, com base nos dados sobre a contaminação dos alimentos. E facilitando o controle e eliminação de inúmeros microrganismos patogênicos.
Então, a análise microbiológica é extremamente indispensável para a saúde financeira da indústria, qualidade das operações, segurança dos produtos finais e, é claro, para o aprimoramento da imagem mercadológica.
Como exemplo, podemos citar um caso desagradável de uma grande indústria do setor. A empresa é suspeita de contaminação de molhos de tomate no Rio Grande do Sul (RS).
Segundo o G1, a Anvisa suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos da marca.
Análise microbiológica e a saúde pública: qual a relação?
Além dos impactos na imagem mercadológica, reputação e desenvolvimento da indústria, a análise microbiológica de alimentos afeta, principalmente, a saúde pública. Inclusive, a contaminação gera insegurança aos consumidores finais.
Segundo o Ministério da Saúde, as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) são aquelas causadas por ingestão de produtos impróprios. Elas podem ser geradas por bactérias, toxinas, vírus, parasitas ou até mesmo substâncias químicas.
Já são mais de 250 tipos de DTHA em todo o mundo. O órgão ainda afirma que é considerado surto quando duas ou mais pessoas apresentam doenças ou sintomas e sinais parecidos logo após ingerir o alimento e/ou água contaminada.
E, apenas no período de 2007 a 2020, foram registrados 662 surtos de DTHA no Brasil, em média, a cada ano! Infelizmente, esses casos são responsáveis por mais de 156 mil doentes, 22 mil hospitalizados e 152 óbitos.
Já segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a falta de segurança do alimento pode ocasionar diferentes doenças em mais de 600 milhões de pessoas no mundo. Sendo, a contaminação o motivo de, anualmente, 420 mil mortes.
A preocupação com a contaminação dos alimentos é uma questão de saúde pública e, portanto, um compromisso que a indústria precisa firmar com a sociedade. É papel da empresa evitar que esses surtos e doenças sejam ativados a partir da ingestão de seus produtos.
Deve-se assegurar o consumo consciente e livre de qualquer tipo de intoxicação. Por isso, a análise microbiológica é fundamental! Afinal, aqui ocorrerá a correta avaliação e identificação quanto a existência, ou não, de agentes etiológicos, sendo microrganismos ou substâncias químicas, em suas soluções.
Essa é uma das formas mais eficientes de garantir o controle de qualidade, a segurança de alimentos e a saúde pública!
Saiba como a Mustang colabora com as análises microbiológicas
A Mustang Pluron é o parceiro ideal para garantir a correta sanitização da sua indústria! Por isso, somos a escolha mais assertiva na hora de realizar a análise microbiológica de alimentos.
Disponibilizamos soluções químicas personalizadas que promovem a eficácia da segurança dos alimentos produzidos e oferecidos pela sua empresa. Tudo isso ao proporcionar limpeza, bem-estar e conforto aos espaços das suas instalações e operações.
Mas, além disso, também contribuímos ao disponibilizar testes de eficiência da sua higienização e ajudamos na identificação de presença ou formação de biofilmes microbianos nas suas instalações.
Cabe mencionar que os biofilmes são um dos grandes problemas da indústria de alimentos. Isso se dá ao fato de que eles possuem a capacidade de continuar se desenvolvendo e formando um tipo de associação com outros microrganismos. Assim, eles se tornam mais resistentes às agressões químicas e físicas.
Contamos com uma equipe altamente qualificada e capacitada para garantir assertividade. E, ainda, possuímos um laboratório próprio de análises microbiológicas e tecnologia de ponta. Assim, conseguimos avaliar as condições antes e após a higienização.
Entre as tecnologias que utilizamos estão o Luminômetro. Ele é capaz de realizar uma leitura precisa dos níveis de ATP, ou seja, adenosina trifosfato. Essa substância, ao reagir com as enzimas luciferina/luciferase, se convertem em sinais de luz.
Contamos também com o BioFinder. Esse é um reagente que, por meio da catalase, consegue detectar resíduos de proteínas e manchas. Elas, por sua vez, podem conter bactérias formadoras de Biofilme em superfícies de inox, que são invisíveis a olho nu.
Dessa forma auxiliamos, por completo, na prevenção de contaminações, principalmente a cruzada. Com a Mustang Pluron sua indústria se torna mais segura e livre de riscos à saúde pública.
Conte com a Mustang e invista na análise microbiológica de alimentos
Como abordado ao longo do texto, a análise microbiológica de alimentos é fundamental para proporcionar a qualidade dos produtos, prolongar a vida útil dos equipamentos e instalações e ainda promover segurança dos alimentos.
Assim, serão evitados prejuízos financeiros, impactos negativos na imagem mercadológica da indústria e efeitos na saúde dos consumidores.
Com a Mustang Pluron como seu parceiro, é possível contar com equipe qualificada, tecnologia de ponta e estrutura ideal para realizar esse processo. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas.