A limpeza e sanitização na indústria de alimentos processados e de bebidas é essencial para a eliminação de ameaças, tais como, problemas de intoxicação alimentar. Logo, essas práticas são indispensáveis para o correto funcionamento das produções.
Devemos reforçar que não há controle de qualidade sem a higienização pessoal, do ambiente, equipamentos, instrumentos e todos os utensílios que possa entrar em contato com os produtos, ou seja, uma perfeita pratica do BPF.
A falta ou descuido desses procedimentos não só promove insegurança, como também afeta o posicionamento e a imagem mercadológica da sua indústria. Portanto, sem a devida prevenção e a proteção contra contaminações, o seu negócio não terá lucratividade e nem confiabilidade.
Pensando nos impactos causados à saúde pública e financeira da sua empresa, listamos a seguir 4 das soluções para limpeza e sanitização que não podem faltar na sua indústria. Continue a leitura para conferir!
1 Limpeza e sanitização de formas de queijo
A limpeza e sanitização adequada de toda a planta da Indústria Alimentícia, garante a qualidade do produto final, evitando a contaminação em geral (Física, Química e Microbiológica). Um processo gerado pela transmissão de agentes infecciosos e nocivos à saúde humana.
Uma das contaminações grave é a contaminação cruzada, que acontece devido à propagação de um alimento contaminado para o outro por meio de utensílios mal higienizados ou descuido do manipulador.
Portanto, a correta Higienização na Indústria de Alimentos, colabora para uma produção livre de ameaça à saúde pública e, assim, para o fortalecimento da imagem mercadológica da empresa.
Afinal, esse é um segmento que possui alto risco de proliferação de microrganismos graças aos resíduos e acúmulos de substâncias nos equipamentos em geral. Logo, a correta limpeza reduz o desenvolvimento desses agentes nocivos durante a produção dos alimentos.
Ainda destacamos que, a falta de cuidado nesses processos pode ainda afetar a produtividade da sua indústria. Isso porque, a má higienização dos instrumentos podem gerar biofilmes, causando desgastes nos aparelhos e utensílios. O que levará, também, ao alto custo.
Por fim, também reforçamos que, a falta de cuidado na produção de alimentos e bebidas como um todo, pode gerar surtos graves de enfermidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). Elas podem ser causadas pela contaminação de bactérias, toxinas, vírus, parasitas intestinais ou substâncias químicas.
Sendo assim, para evitar os efeitos negativos à qualidade do produto e à segurança do consumidor, para esta fase, indicamos o uso de:
- Detergentes líquido e em pó hiperconcentrado da Mustang Pluron,
- Desinfetantes à base de ativos oxidantes e não oxidantes, tais como, Ácido Peracético, Quaternário de Amônio, Biguanida e outros da Mustang Pluron.
São produtos com alta performance de Higienização (Limpeza + Sanitização/Desinfecção) e maior rendimento na diluição para preparo da solução
2 Processo CIP de higienização industrial, utilizando a passagem ou a circulação dos produtos de higienização sem a desmontagem prévia dos equipamentos
O CIP é um dos processos mais eficientes de limpeza e sanitização na indústria de alimentos e bebidas.
A sigla refere-se ao Clean in Place. E em português, podemos traduzir livremente para “limpeza no local”. Esse é um sistema que realiza a higienização industrial com ajuda de produtos adequados para a limpeza e desinfecção.
Contudo, aqui os equipamentos não são desmontados previamente. O intuito é eliminar a contaminação dos produtos devido à movimentação desnecessária das ferramentas. A desmontagem possibilita maior transmissão de riscos, já que entra em contato com locais e pessoas infectadas.
E ainda, há um maior trabalho quando ocorre a movimentação dos equipamentos, exigindo esforço, tempo e atenção redobrada. Dessa forma, o CIP é a solução mais eficiente e ágil, contribuindo para a otimização e produtividade das demais atividades.
Com esse sistema são eliminadas sujidades, microrganismos, odores e todo e qualquer elemento que caracteriza ameaça de contaminação, assegurando a inocuidade dos produtos.
Então, o CIP garante a higienização de toda a superfície, assegurando alto padrão de preservação e segurança de alimentos das linhas em geral.
Tudo isso é realizado com a ajuda dos operadores, e em muitos casos automação completa via PLC, visto que eles são responsáveis por controlar as variáveis necessárias para a correta higienização. Como, por exemplo, temperatura, tempo, ação mecânica e concentração (Famoso Círculo de Sinner).
Para realização desse sistema na indústria de alimentos e bebidas, recomendamos o uso de:
- Detergentes alcalinos/cáusticos exclusivos para CIP, de baixa formação de espuma, como o Pluron 327 CIP, Pluron 327 AS, Pluron 236 A, e outros de formulações especiais para este processo;
- Detergentes ácidos para CIP, como o Pluron Nitric, Pluron 320 A, também com baixíssima formação de espuma;
- Sanitizante à base de ácido peracético 15% de ativo, como o Pluron 461 A1.
Esses produtos são desenvolvidas com tensoativos especiais que proporciona baixa formação de espuma. Assim, eles garantem maior remoção de sujidades orgânicas, menor tempo de enxágue, ganho de tempo de produção e redução no consumo de energia e água
3 Lavadora de garrafas de vidro, garrafões para água mineral (PET - polietileno tereftalato, PP - polipropileno, e o policarbonato).e embalagens REF PET
A correta limpeza e sanitização da lavadora de garrafas de vidro, galões de água mineral e REF PET é, também, indispensável para eliminar o que tem sido abordado ao longo desse texto: contaminação cruzada, biofilmes e surtos de DTHA.
Destacamos que a lavadora de garrafas e embalagens de bebidas tem conquistado cada vez mais o mercado devido à otimização do trabalho. Contudo, atualmente, ela tem sido parte essencial das operações que compreendem a urgência de apostar em medidas mais sustentáveis.
Para reduzir o impacto, muitas empresas estão apostando em campanhas de garrafas retornáveis. Dessa forma, as embalagens voltam para a produção após o uso do consumidor, necessitam ainda mais de higienização para certificar a completa eliminação de riscos à saúde pública.
Basta imaginar os possíveis caminhos dessas garrafas e a inúmera variedade de contato com microrganismos para melhor compreender. Então, para eliminar as toxicidades e resíduos, a lavadora se torna a melhor opção.
Para este sistema, recomendamos o uso de:
- Detergentes cáusticos especiais, de baixa formação de espuma, como o Pluron 327 AS; Pluron 337 – AB, Pluron 236 – A, Pluron Clorcip, e outros da Mustang Pluron.
- Aditivo ácido especial para soluções cáusticas, como o Pluron 786 B5.
Ambos possuem tensoativos de baixa formação de espuma, uma formulação especial que proporciona a completa remoção de sujidade orgânica e inorgânica (elimina ferrugem dos gargalos das garrafas), além de alto potencial de remoção de rótulos. Os produtos deixam o aspecto de uma garrafa nova, abrilhantada.
4 Limpeza e sanitização das Câmara Frias
Por fim, a limpeza e a higienização das Câmaras Frias geram segurança para os produtos armazenados. Os itens que permanecem dentro delas precisam estar em uma certa temperatura para manter sua preservação.
Logo, a sanitização elimina quaisquer microrganismos, evitando a formação de biofilmes. E como já abordamos anteriormente, o desenvolvimento deles pode gerar perdas e problemas no equipamento. As mais resistentes nestes ambientes refrigerados são as Bactérias psicrotróficas que são aquelas capazes de se desenvolver em temperaturas abaixo de 7°C, tais como, a Listéria monocytogenes, e a Mustang Pluron possui produto e Know How para prevenir a formação e a proliferação das mesmas.
No caso das Câmaras Frias, qualquer paralisação é capaz de estragar os produtos em poucos minutos, gerando não só custos altos, como também maiores chances de contaminações.
Por isso é fundamental monitorar periodicamente esse equipamento e realizar a limpeza e sanitização correta. Só assim é possível promover segurança de alimentos e a saúde financeira da sua indústria.
Para isso, recomendamos o uso de:
- Detergente alcalino clorado espumante, como o Pluron Detaclor;
- Detergente alcalino clorado hiperconcentrado espumante, como o Pluron 447 AE;
- Sanitizantes à base de Quaternário de Amônio, como o Pluron 464 A, e a base de Biguanida, como o Pluron 463 – AP.
- Produto para garantir a qualidade microbiológica do ar, como o Pluron Conver Gel.
Todos esses produtos possuem maior ou menor poder de formação de espuma que, se utilizado adequadamente com o auxílio de equipamentos apropriados, pode ser aplicado em todas as extremidades das salas, incluindo teto.
EQUIPAMENTOS APROPRIADOS PARA APLICAÇÃO DOS PRODUTOS ACIMA MENCIONADOS.
Além da sanitização das câmaras frias, a Mustang Pluron também disponibiliza um produto específico para limpeza e controle microbiológico dos evaporadores.
Sendo assim, conte com a Mustang Pluron em todos esses processos de limpeza e sanitização para garantir excelência durante o controle de qualidade. Te ajudamos a promover a segurança dos alimentos e a rentabilidade do seu negócio. Clique aqui para conhecer o nosso catálogo completo!