Entenda o sistema Clean in Place (CIP), e como implantá-lo

O Clean in Place é um sistema de higienização que contribui para a melhoria na segurança de alimentos.  

Sendo assim, listamos a seguir tudo que você precisa saber sobre o conceito, além de dicas de como implementá-lo. Confira!

O que é o sistema Clean in Place?

O Clean in Place é um termo em inglês para um sistema de higienização no local. 

É um processo de higienização industrial que usa produtos para a limpeza e desinfecção sem desmontar, previamente, os equipamentos. O intuito é higienizar todas as superfícies internas de contato para assegurar um alto padrão de preservação da segurança dos alimentos.  

As nossas legislações sanitárias exigem que, para o processamento de alimentos, sejam utilizados equipamentos, tanques, tubulações e acessórios fabricados em aços inox AISI 304 ou 316. Isso porque eles conferem maior segurança na prevenção de contaminações oriundas de resíduos fixados às superfícies destes sistemas. Este conceito é caracterizado devido ao fato destas superfícies (Inox) serem compactas e sem porosidades, com excelentes propriedades higiênicas. Assim, facilitam, inclusive, o processo de remoção da sujidade e o efeito de oxidação, até mesmo pelo produto processado.

Os processos CIP

A maior parte do processo CIP é inteiramente automática a fim de cumprir com os tempos e parâmetros de processo definidos. A operação de limpeza é realizada em uma série de etapas definidas. 

Os operadores controlam a limpeza CIP do sistema de produção normalmente de forma automática. A vantagem deste processo é, justamente, que a temperatura, tempo, pressão e concentração dos químicos são regulados automaticamente. 

O primeiro passo de uma higienização CIP é a preparação das soluções de higienização, que é armazenada no tanque de solução CIP. A preparação parte de produtos concentrados, sendo diluída em água. Em sistemas totalmente automatizados, o ajuste das concentrações é feito por controladores de condutividade. 

Neste processo são removidas sujidades, pigmentos, odores e microrganismos, além de todo e qualquer elemento que possa caracterizar riscos de contaminação aos produtos.

De acordo com a Vigilância Sanitária as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) podem ser causadas por:  

  • Ingredientes contaminados crus; 
  • Profissionais infectados; 
  • Práticas de manipulação inadequadas; 
  • Limpeza e desinfecção deficiente dos equipamentos; 
  • Alimentos sem procedência e elaborados já contaminados; 
  • Recipientes tóxicos; 
  • Aditivos acidentais e intencionais; 
  • Saneamento deficiente. 

Portanto, para evitar que os equipamentos contaminem os produtos e gerem surtos de DTHA, é necessário apostar em sistemas de limpeza que permitam maior segurança, como o sistema CIP. 

CIP, trata-se de um sistema inteligente que faz ajustes contínuos nas operações, garantindo os mais elevados níveis de desempenho. Isso reduz com precisão o risco de erro humano, sem comprometer os níveis de segurança dos alimentos.

Vantagens desse sistema para a indústria de alimentos e bebidas

Spray Ball – Acessório importante num Sistema de Limpeza CIP;  

O Clean In Place possui resultados repetitivos e que, logo, são possíveis de serem produzidos e controlados para a sua validação. 

Dessa forma, pode-se citar alguns dos benefícios e vantagens desse sistema na efetividade e produtividade da indústria de alimentos e bebidas. 

Com a redução de etapas de higienização haverá, também, a redução do uso de água e energia. Essa característica não só colabora com o impacto ambiental como contribui para a redução do custo total das operações.  

A não necessidade de desmontagem, além de garantir uma maior preservação alimentar também permite uma segurança operacional eficiente. Tendo em vista que não haverá mais riscos durante esse processo em equipamentos industriais.  

E claro, também oferece otimização com a redução de etapas de higienização. Consequentemente, garante uma maior disponibilidade de tempo para as produções.  

O POP e o PPHO são procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados e monitorizados, visando estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento industrial evitará a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto. Dessa forma é possível preservar sua qualidade e integridade por meio da higiene (CIP), antes, durante e depois das operações industriais. 

A ajuda de grandes tanques, tubulações e trocadores de calor e concentradores, por exemplo, auxiliam na precisão e controle dos líquidos.  

Todos esses benefícios cooperam com uma produção mais eficaz e com o foco na qualidade operacional e de resultados. O intuito sempre será reduzir os erros para promover a segurança alimentar da população e preservar a saúde pública.  

Em resumo, as vantagens são:

  • Evita a sobre dosagem do detergente, assegurando os mais elevados níveis de segurança alimentar;
  • Identificação automática de soluções, garantindo precisão no controle de líquidos;
  • Incorpora uma série de programas de limpeza predefinidos;
  • Possibilita a alteração da concentração do detergente a qualquer momento, sem parar a operação.

Dicas para implementar o sistema CIP

Pensando na importância do sistema CIP para a indústria de alimentos e bebidas, listamos algumas dicas que colaborarão com a implementação desse método.

Siga os princípios do CIP

Para conseguir uma limpeza profissional com a máxima excelência de uma forma simples, é preciso considerar os quatro fatores variáveis. Eles são conhecido como Círculo de Sinner: a ação mecânica, a ação química, a temperatura e o tempo, muito importante no sistema CIP de Higienização.

O primeiro deles é o Efeito Mecânico. Ele é destinado à remoção da sujeira por meio da velocidade adequada dos fluxos turbulentos das tubulações. São eles os responsáveis pela remoção devido ao impacto do jato de limpeza nas paredes dos equipamentos. 

Já o Efeito Químico utiliza produtos de higienização, como os detergentes alcalinos e/ou ácidos e os sanitizantes em suas respectivas concentrações. Claro, tudo depende da sujidade que deverá ser removida. 

Em contrapartida, o Efeito Térmico usa as variações de temperatura para eliminar sujeiras e odores. De maneira geral, é possível considerar que a temperatura da solução de limpeza e sanitização oscila de ambiente (25ºC) até 90ºC, garantindo bons resultados. Entretanto, tudo dependerá também da sujidade a ser eliminada. 

Por fim, o Efeito da Temporal considera que quanto maior for o ciclo de lavagem, melhor será removido o elemento por estar mais tempo em contato com o produto químico. Contudo, é necessário combinar esse fundamento com os anteriores para decidir o tempo coerente, sem exageros.   

Cabe destacar que, geralmente, os passos referentes a limpeza CIP são: 

  • Pré-enxágue: uso de água para a remoção da camada grossa de sujeira; 
  • Limpeza: emprego de detergentes alcalinos e/ou ácidos; 
  • Enxágue intermediário: água para a remoção de resíduos de detergentes e sujeira; 
  • Sanitização: utilização de desinfetante para controle microbiológico;

Enxágue final: último enxágue para a retirada de toda contaminação.

Use os corretos agentes de limpeza

Os agentes de limpeza são caracterizados por produtos químicos adequados à correta desinfecção dos equipamentos de forma interna e externa. 

Como já deu para perceber, os produtos mais utilizados são os detergentes.  Entretanto, eles podem ser alcalinos, ácidos ou enzimáticos. O primeiro, normalmente, contém hidróxido de sódio como ativo principal para a remoção de gorduras, proteínas e compostos orgânicos em geral.  

Já os detergentes à base de ácidos fosfórico e nítrico são aplicados para eliminar sujidades inorgânicas grudadas nos equipamentos. Eles precisam ser usados em temperaturas mais baixas que o anterior por terem alto risco de corrosividade. 

Dessa forma os detergentes são recomendados para a eliminação da sujidade orgânica e inorgânica. Enquanto os desinfetantes/sanitizantes são ideais para a eliminação da carga microbiana residual. Por isso a necessidade de seguir os passos citados na dica anterior.

Escolha fornecedores qualificados

Devido ao resultado necessário de limpeza CIP, que varia de fisicamente limpo a quimicamente limpo para microbiologicamente limpo, uma grande variedade de detergentes e desinfetantes com diversas formulações e múltiplos componentes estão disponíveis no mercado. 

A escolha dos produtos de limpeza, para indústria de alimentos e bebidas deve atender a vários critérios: 

  • Primeiramente deve ser eficaz contra uma ampla variedade de sujidades; 
  • Possuir excelentes propriedades sequestrantes, umectantes e emulsificantes; 
  • Ter potencial para suspender a sujeira e mantê-la dispersa na solução de limpeza; 
  • Proporcionar limpeza eficiente em baixa concentração; 
  • Solubilidade rápida e completa em água; 
  • Excelente tolerância à água dura; 
  • Baixa formação de espuma; 
  • Proporcionar um enxágue rápido e sem resíduos de detergente; 
  • Ser de grau alimentício, atóxico, livre de perfumes e corantes, etc.; 
  • Deve ser não corrosivo e compatível com as superfícies dos equipamentos e tubulações;
  • Biodegradável; 
  • Regulamentado pela Anvisa e Ministério da Saúde.  

Optar por fornecedores químicos qualificados será a garantia de um processo, cada vez mais, seguro e livre de contaminações. Eles são responsáveis pelo oferecimento de um portfólio adequado e eficaz. 

Na Mustang Pluron, por exemplo, somos comprometidos com a entrega de produtos de confiança e que colaboram com a padronização dos processos. Possuímos um amplo catálogo de produtos concentrados para diferentes aplicações. Isso inclui os agentes de limpeza para o CIP no segmento de indústria de bebidas.  

Os produtos produzidos oferecem excelente custo-benefício ao seu negócio com a credibilidade e experiência de mais de 50 anos de mercado! 

Para completar, proporcionamos agilidade no atendimento e na venda consultiva com o intuito de colaborar com a resolução de problemas que a sua indústria enfrenta referente a higienização. Isso tudo com a ajuda de equipamentos que garantem a correta usabilidade dos produtos.  

Ficou curioso? Então baixe gratuitamente o nosso catálogo para conferir os produtos Mustang.

Faça a sua busca
Categorias

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.