Limpeza CIP na indústria de alimentos e bebidas

Atualmente, o sistema de limpeza CIP é bastante utilizado em diferentes indústrias, principalmente a de alimentos e bebidas. Contudo, ainda há certas dúvidas quanto ao processo. 

Por isso, listamos neste texto algumas dessas respostas para te ajudar a compreender as características, funcionalidades e vantagens desse sistema. 

Veja a seguir e boa leitura!

 

O que é sistema de limpeza CIP?

O sistema de limpeza CIP é um método de higienização realizado no lugar. Isto é, a sigla se refere ao termo em inglês “Clean In Place”, que significa “limpeza no local”. Ele surge após o desenvolvimento da produção em larga escala. 

Antes, a limpeza e sanitização de equipamentos na indústria era realizada de maneira manual somente e após a desmontagem total ou parcial deles. Dessa forma, não só demanda tempo, como custos. Além disso, aumenta os riscos de contaminação

Agora, com o CIP, o processo se torna mais automatizado. Ou seja, aqui não será preciso desmontar ou movimentar os equipamentos. 

O próprio sistema realiza a limpeza ao circular e recircular os produtos e a água para enxágue, em toda a planta. Tudo isso com um fluxo, pressão, energia e temperatura adequadas, em um tempo determinado.

Ele é composto por alguns equipamentos conectados, que colaboram com a higienização sem o desmonte, como:

  • Bombas centrífugas;
  • Radiais e tubulações;
  • Tanque de solução;
  • Dispositivos aspersores.

 

Portanto, o objetivo é garantir a higienização completa de todas as superfícies internas de contato. Para, assim, assegurar o alto padrão de preservação e segurança

Logo, ele tem sido muito usado em diferentes indústrias, principalmente na de alimentos e bebidas.

Segundo um artigo, a limpeza CIP acontece com base no modelo de Sinner, ou o “Ciclo de Sinner”. Nesse contexto, ocorre a sinergia entre a ação mecânica, química, a temperatura e o tempo. Essa combinação é o que promove a redução de resíduos com eficiência.

O CIP ocorre após o fim da produção e escoamento dos equipamentos. O processo consiste nas seguintes etapas:

  1. Remoção da sujidade sólida e solta;
  2. Pré-enxágue;
  3. Circulação de detergente ácido ou alcalino;
  4. Enxágue intermediário; 
  5. Opcional – segunda circulação de detergente ácido ou alcalino;
  6. Caso a etapa anterior ocorra – segundo enxágue intermediário;
  7. Desinfecção;
  8. Enxágue final.

 

E quais são os benefícios desse sistema?

Uma das grandes vantagens da limpeza CIP é, justamente, a automação. Dessa maneira, se comparado ao processo manual, é possível perceber:

  • Maior eficiência;
  • Ciclos mais curtos;
  • Redução de custos;
  • Menor impacto ambiental

 

Afinal, algumas etapas serão eliminadas do processo de higienização devido à eficiência. Dessa maneira, haverá a diminuição do uso de energia e água. O que, consequentemente, colabora com a redução de desperdícios e gastos operacionais.

Além disso, o sistema CIP promove resultados repetitivos, devido à automatização. Assim, ele ajuda a prever cenários e a reproduzir e controlar todo o processo com maior precisão.

Sem contar que, se necessário, ele possibilita a realização de ajustes contínuos durante a operação. E é justamente isso que aumenta a produtividade e o desempenho dela. 

Ainda, a não desmontagem dos equipamentos também é responsável pela economia de tempo e maior assertividade. Toda a operação se torna mais segura, ágil e otimizada

Até porque a movimentação dos equipamentos aumenta a possibilidade de contaminação.

Portanto, o uso de um sistema automatizado de limpeza garante a eliminação de riscos capazes de comprometer os níveis de segurança do alimento. Até porque não haverá mais erros humanos e problemas com desempenho.

Nesse sentido, a limpeza CIP garante maior qualidade e preservação do produto final. Com isso, a saúde do consumidor, ao ingerir o produto, estará assegurada. 

Vale destacar que a insegurança dos alimentos pode gerar surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). Elas são causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais oportunistas e substâncias químicas. 

Segundo o Gov, existem mais de 250 tipos de DTHA no mundo. E estima-se que elas afetem 600 milhões de pessoas, ou seja, 1 a cada 10 pessoas.

Saiba como garantir segurança de alimentos na indústria: acesse e baixe agora!

 

Quais produtos usar no sistema de limpeza CIP?

Quais produtos usar no sistema de limpeza CIP?

Como vimos acima, o sistema de limpeza CIP é responsável pela economia, eficiência, segurança e sustentabilidade das operações industriais. 

Para isso, é necessário contar com produtos químicos eficientes, capazes de contribuir ainda mais para a assertividade do processo.

Os principais produtos usados aqui são os detergentes ácidos ou alcalinos. Mas também é possível usar outros tipos de soluções, como desincrustante e até desinfetante. 

Claro! Todos precisam estar em conformidade com as regras e normas dos principais órgãos do setor, como a ANVISA.

De todo modo, segundo um artigo, esses produtos químicos são usados para higienizar, por meio do CIP, equipamentos, como:

  • Silos;
  • Tanques;
  • Tubulações;
  • Equipamentos de processamento de bebidas e alimentos;
  • Engarrafadoras de bebidas;
  • Cozinhadores;
  • Trocadores de calor;
  • Centrífugas;
  • Concentradores, entre outros. 

É justamente o contato do produto com a sujeira e a contaminação, somados aos fatores mecânicos e térmicos, que causam a eliminação delas em um tempo determinado.

A Mustang Pluron disponibiliza produtos específicos para o sistema CIP. As soluções promovem limpeza e sanitização do segmento de indústrias de alimentos e bebidas, garantindo os mais altos níveis de qualidade da higienização.

[Case] Economia de 22% no tempo total do CIP e de mais de 560 mil litros de água/mês!

 

Conheça alguns deles:

 

PLURON NITRIC: 

O PLURON NITRIC é um detergente/desincrustante ácido para o sistema CIP. Essa solução Mustang remove resíduos minerais, pedras de leite e calcificações. Além de resquícios de cálcio e magnésio proveniente da água e do leite.

O produto tem baixa espuma, o que aumenta a eficiência do processo. Além disso, forma uma camada protetora ao inox.

Ele é indicado para limpeza por circulação de:

  • Pasteurizadores;
  • Concentradores;
  • Evaporadores;
  • Ordenhadeiras mecânicas;
  • Desincrustação de máquinas de lavar louças;
  • Equipamentos de aço inox nas indústrias de bebidas, alimentos e laticínios. 

 

PLURON TS 787 B

Já o PLURON TS 787 B é um detergente alcalino, ideal para a limpeza CIP. Ele é indicado, principalmente, para as linhas de troca de sabores e nos circuitos de post-mix nas indústrias de bebidas.

Essa solução Mustang tem, na formulação, um tensoativo de baixa formação de espuma, igual ao PLURON NITRIC. Ele é eficiente na limpeza por circulação e na remoção de sujidades orgânicas.

 

PLURON CLORCIP

E o PLURON CLORCIP é um detergente alcalino clorado para CIP que também conta com baixa espuma. Ele é ideal para a limpeza por circulação em:

  • Ordenhadeiras mecânicas;
  • Equipamentos;
  • Garrafões em indústrias de águas minerais.

A fórmula dessa opção tem alvejante capaz de remover manchas de proteínas e pigmentos de alimentos em superfícies de metal e plástico.

 

Entenda mais sobre os benefícios dos detergentes alcalinos e ácidos!

Como vimos, a limpeza CIP é indispensável para uma indústria de alimentos e bebidas mais segura. O processo automatizado reduz erros humanos, aumentando a precisão e o desempenho da higienização. 

E agora que já sabe quais são os produtos usados nesse sistema, aprofunde-se no assunto e descubra os benefícios dos detergentes alcalinos e ácidos! 

Reunimos um guia completo com os detalhes técnicos responsáveis pela alta performance, eficiência, segurança e qualidade deles. Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Por que utilizar detergentes alcalinos ou ácidos em substituição às matérias-primas na limpeza CIP ou OPC? Baixar agora | Mustang Pluron

Faça a sua busca
Categorias

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.