Por que o bem-estar na indústria de alimentos é uma preocupação atual?

O bem-estar na indústria de alimentos é um conceito amplamente discutido atualmente. No entanto, ele sempre esteve presente no setor, ou pelo menos deveria estar. 

Ficou curioso e deseja entender mais do assunto? Então, continue a leitura para conferir mais detalhes e informações sobre esse conceito, bem como os impactos nesse segmento e na saúde pública. 

Boa leitura!

Mas, afinal, o que é bem-estar na indústria de alimentos?

O bem-estar na indústria de alimentos é um conceito que vem sendo cada vez mais discutido com o passar dos anos. Atualmente, tem sido o centro do debate do setor devido às mudanças de consumo da população moderna.

Antes de esclarecer um pouco mais sobre essa tendência, cabe referenciar uma definição apresentada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e citada pelo portal do Ministério da Saúde.

Em 1947, o órgão definiu a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. 

Ou seja, podemos dizer que não há saúde sem o bem-estar. Esse conceito, para a indústria de alimentos, fica ainda mais evidente, tendo em vista o grande impacto do setor na saúde pública. 

Para completar, podemos citar também a definição do dicionário Michaelis para bem-estar. O termo é tido como um estado de boa disposição física ou a satisfação das necessidades físicas e espirituais. É definido como uma sensação agradável de segurança, conforto e tranquilidade.

Sabemos que o papel da indústria de alimentos refere-se ao desenvolvimento e conservação de produtos alimentícios. Sempre com muita segurança para garantir a qualidade de vida da população. 

Logo, diante desse contexto, podemos afirmar que o bem-estar sempre esteve presente na indústria de alimentos. Ou, pelo menos, deveria estar. Afinal, não há saúde sem essa sensação de segurança, como vimos nas definições. 

Então, por que essa tem sido uma preocupação mais frequente na atualidade? 

Antes de responder à dúvida, veja esse dado. De acordo com um estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a cultura e sensação de bem-estar influenciam na escolha de alimentos.

O artigo afirma que a seleção dos alimentos pelo consumidor é um processo complexo influenciado por diversos fatores. Por exemplo, pelas características físicas, químicas e sensoriais do produto.

Entenda mais sobre a influência do contexto atual!

Como vimos, há mais alguns fatores que podem afetar a escolha do produto alimentício. Entre elas, as características do próprio consumidor:  idade, sexo, educação, fatores psicológicos; bem como contexto cultural, social e econômico.

É por isso que, atualmente, o bem-estar na indústria de alimentos tem sido um assunto amplamente discutido e debatido dentro e fora do segmento. Muito disso é o resultado direto da pandemia. 

Isto é, com as privações causadas pelo distanciamento social, o bem-estar, em todos os seus sentidos, foi a sensação mais procurada e valorizada pela população. As pessoas entenderam o impacto desse sentimento na saúde por completo. 

A preocupação com a sustentabilidade e a segurança ampliaram a atenção com a temática. Logo, o contexto cultural e social desse período fez com que esse termo se tornasse tendência.

Além disso, segundo a ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Alcoólicas), as tendências de saudabilidade (qualidade do que é saudável) e bem-estar também foram originadas pelo envelhecimento das populações, descobertas científicas, renda e estilo de vida nas grandes cidades. 

A pesquisa aponta que 20% dos brasileiros já têm hábitos alimentares influenciados pelas preocupações com saudabilidade, bem-estar, sustentabilidade e ética.

Em resumo, a sociedade atual como conhecemos é a responsável pela grande preocupação com o bem-estar na indústria de alimentos. Hoje, há uma maior busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável. 

Portanto, mesmo que, desde sempre, o papel da indústria seja garantir a segurança de alimentos, hoje essa atenção tem se tornado exigência devido às mudanças comportamentais do consumidor. 

Para entender mais sobre o contexto atual e os efeitos do bem-estar, clique aqui e acesse o nosso conteúdo de blog sobre saudabilidade.

Quais são os impactos do bem-estar na indústria de alimentos?

Muito da preocupação atual também está relacionada aos impactos do bem-estar na indústria de alimentos. 

Podemos citar que a empresa que compreende essa tendência tende a garantir maior destaque no setor. Isso porque estará coerente com as exigências do mercado e, especialmente, do consumidor atual. 

Logo, a falta de cuidado com esse conceito poderá ser prejudicial ao seu negócio. Até porque sem o bem-estar não há como promover saúde e, consequentemente, a segurança de alimentos.

A segurança de alimentos, por sua vez, é um conceito referente ao conjunto de medidas de prevenção à contaminação alimentar por agentes físicos, químicos ou biológicos.

Ou seja, são as ações que promovem a certeza de que os alimentos não irão causar danos ao consumidor durante o consumo ou no preparo do mesmo.

A falta dessas medidas pode afetar a saúde pública devido aos riscos de contaminação. Afinal, a insegurança sobrecarrega os sistemas de saúde, dificultando o acesso ao amparo e até ao desenvolvimento do comércio e turismo.

Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). Elas são o resultado do contato com bactérias, toxinas, vírus, parasitas ou substâncias químicas.

O órgão afirma que durante o período de 2007 a 2020 foram registrados 662 surtos de DTHA no Brasil, em média, por ano. Desse número, 156 mil ficaram doentes, 22 mil hospitalizados e 152 foram a óbitos.

Portan to, o bem-estar na indústria de alimentos é uma preocupação real, atual e muito coerente com a cultura brasileira. Não dar atenção a esse conceito é o mesmo que permitir a geração de prejuízos à imagem do seu negócio.

E agora?

Como vimos ao longo do texto, o bem-estar na indústria de alimentos é uma preocupação latente no “agora”. No entanto, podemos afirmar que ela sempre esteve ligada a esse setor.

Atualmente, com a difusão do conhecimento e o aumento da preocupação das pessoas, o bem-estar tornou-se a palavra do momento e, consequentemente, a principal discussão da indústria.

Para se adequar a esse conceito garantir a saúde ao consumidor final, é preciso entender um pouco mais sobre segurança de alimentos. Então, baixe o nosso e-Book gratuito sobre o assunto clicando no botão abaixo!

Faça a sua busca
Categorias

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.