Principais tendências da indústria de alimentos e bebidas para os próximos anos

Estar atento às próximas tendências da indústria de alimentos e bebidas é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio no mercado. Acompanhar as mudanças do setor permite uma produção atualizada e otimizada, com maior rentabilidade e segurança. 

Pensando nisso, listamos a seguir algumas das principais novidades desse mercado, bem como o panorama atual do setor. Confira!

Cenário atual da indústria de alimentos e bebidas

Assim como a maioria dos setores da sociedade, a indústria de alimentos e bebidas tem passado por algumas mudanças que afetam os processos de produção. Nos últimos dois anos, principalmente, o mercado alimentício precisou se reinventar para alcançar as demandas do consumidor final que estava em isolamento social. 

Um rápido panorama do setor pode exemplificar com maior facilidade essas alterações. De acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), citados pelo Investing, o setor cresceu 16,9% no seu faturamento e 1,3% na produção em 2021, se comparado com o ano anterior. 

A receita desse setor chegou a 922,6 bilhões de reais, contando com as exportações e vendas para o mercado doméstico. Esses números resultam em 10,6% do PIB nacional. O que representa a importância do setor para a economia brasileira.

Do faturamento total dessa indústria, só o setor de alimentos contribuiu com 766,3 bilhões de reais, enquanto o de bebidas colaborou com 156,3 bilhões de reais.

Além disso, as vendas de todo o setor chegaram a um aumento de 3,2%. Vale destacar que a indústria alimentícia é responsável por, aproximadamente, 58% da produção agropecuária brasileira.

Esses dados são resultados diretos do desenvolvimento e crescimento da receita do varejo doméstico (1,8%) e das vendas externas (18,6%). Já as exportações são responsáveis por mais de 244 bilhões de reais. Isso se dá graças à retomada da economia mundial e a desvalorização do real. Portanto, esse mercado se torna ainda mais importante para a economia brasileira e do setor, conforme o momento atual.

A crescente onda do Food Service

O comportamento do consumidor sofreu também algumas alterações graças aos impactos causados pela pandemia da Covid-19. Um dos principais efeitos pode ser percebido no crescimento do consumo via delivery e take away. 

Essas novas formas de comercializar alimentos são conhecidas como Food Service (serviço de comida). O isolamento social exigiu a adaptação a esses formatos com maior rapidez e eficiência.

Por isso que, ainda conforme os dados da Abia, as vendas para mercado interno representam 73,5% do faturamento total no setor da indústria alimentícia e de bebidas. Em 2021, isso representou mais de 678 bilhões de reais!

E foi justamente o Food Service que puxou a importância do aumento doméstico para o setor. Só esse mercado foi responsável por 26,3% das vendas locais!

Isso demonstra a importância de estar atento ao comportamento do consumidor e as mudanças sociais para garantir o sucesso do setor. Mesmo o seu negócio sendo uma indústria, é preciso acompanhar e se atualizar constantemente para aderir com facilidade as novas tendências e, assim, construir um diferencial competitivo. Afinal, quem oferta primeiro a melhor solução, tende a se destacar no mercado.

Principais tendências desse setor para os próximos anos

Diante desse panorama, fica mais fácil compreender a importância do controle de qualidade do setor. Com grande investimento e faturamento, a exigência dos clientes tende a ser maior do que antes. Isso se dá graças ao aumento, causado pela pandemia, no senso de urgência quanto à saúde.

Dessa forma, é necessário manter um rigoroso cuidado e controle com os produtos em toda a cadeia de produção, garantindo a segurança de alimentos. O que exige, consequentemente, um maior cuidado com fornecedores, processos e técnicas utilizados no seu negócio. 

Pensando nisso, separamos a seguir uma lista das principais tendências do setor. Tenha em mente que elas são resultados diretos dessas mudanças no cenário da indústria de alimentos e bebidas.

Foco em bem-estar e saúde

Com a pandemia, ficou claro que o bem-estar e a saúde são os principais focos do consumidor. Em uma indústria o objetivo é garantir a qualidade dos produtos para gerar a segurança de alimentos. Dessa maneira, é preciso investir em soluções químicas e tecnológicas que colaboram com a preservação do produto final. 

Somados a isso, é necessário que os produtos sejam correspondentes às novas necessidades. Há uma maior busca por uma alimentação mais saudável e natural e que amplie a saúde mental e física dos consumidores.

Portanto, a indústria precisa considerar na criação de alimentos e bebidas funcionais que nutrem e geram benefícios para o humor, o bem-estar e a saúde. 

Além disso, acrescenta-se a necessidade de garantir o bem-estar a todos envolvidos no ecossistema da indústria. Permitir um ambiente de trabalho seguro, limpo e higienizado resultará em maior engajamento e produtividade dos colaboradores.

Upcycling e sustentabilidade

O Upcycling tem sido tendência em diversos setores nacionais e internacionais. Com a crescente preocupação na saúde e sustentabilidade, a expectativa é de que esse conceito ganhe espaço também na indústria de alimentos e bebidas.

Esse termo se refere a reutilização e a geração de valor a matérias-primas, produtos e elementos. A ideia é gerar uma produção mais sustentável com base em processos mais conscientes.

Além disso, a sustentabilidade tem se tornado uma pauta frequente na sociedade. A preocupação com o meio ambiente está presente no comportamento dos consumidores, principalmente quando o assunto é alimento e bebidas. 

Demonstrar o valor por trás do produto é fundamental para garantir o sucesso do mesmo perante os clientes finais.

Uso de tecnologias

Outra principal tendência é o uso de tecnologias em todos os processos da indústria! Esse é um atributo responsável por aprimorar as produções e atividades com o intuito de fornecer qualidade ao produto. 

Para garantir a segurança de alimentos é necessário investir em tecnologias que colaboram com o controle dos produtos, auxiliando a gestão de estoque e, assim, reduzindo o desperdício e gastos excessivos.

Aqui é possível apostar em soluções que envolvam Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Cloud Computing, por exemplo. Essas tecnologias disruptivas ajudam a conectar outras ferramentas e armazenar dados valiosos para a produção, tudo em um único lugar.

A Food Brain, por exemplo, é uma nova tecnologia desenvolvida por uma empresa indiana de inteligência e inovação no setor de alimentos, a Spoonshot. Essa é uma uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para identificar novos hábitos alimentares e mapear escolhas sobre alimentação do consumidor final.  Assim, será possível prever e desenvolver conceitos que atendam às necessidades deles, gerando novas tendências.

Otimização e automação na cadeia de suprimentos

A otimização e automação da cadeia de suprimentos só é possível graças ao uso de ferramentas tecnológicas. Essa é uma maneira de deixar os processos mais inteligentes e eficientes. 

Para o negócio, essa é uma tendência que gera inúmeros benefícios. Com a otimização de processos repetitivos e manuais, haverá uma redução de custos graças à diminuição de erros e desperdícios. Consequentemente, resultará em um aumento na segurança e qualidade dos produtos. Isso porque as ferramentas tecnológicas utilizadas geram dados e informações importantes que facilitam a tomada de decisão.

Maior controle de informações

Dessa maneira, a aplicação da tendência anterior implicará na necessidade de ter maior controle dessas informações geradas. É preciso promover organização e estruturação para garantir o melhor planejamento e gerenciamento para o negócio.

Por isso há a necessidade de investir em soluções tecnológicas capazes de cumprir funcionalidades com mais agilidade e eficiência, além de gerar informações importantes sobre as produções. 

A partir desse controle será possível realizar uma gestão preditiva, com maior gerenciamento de crises e rastreabilidade, característica importante para os novos consumidores, já que eles estão mais conscientes e desejam acompanhar a cadeia produtiva dos suprimentos.

Os insights são mais assertivos e coerentes quando há o apoio em dados!

E agora?

Seguir as mudanças do setor é o primeiro passo para melhorar a qualidade e a segurança de alimentos. As novidades são resultados de transformações do mercado, da sociedade, economia e do comportamento do consumidor. Por isso é tão importante estar atento a essas soluções e, assim, garantir o sucesso do seu negócio.

Para conferir mais conteúdos sobre o mercado de alimentos e bebidas, continue acompanhando nosso blog!

Faça a sua busca
Categorias

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.