Com a virada de cada ano, é normal que existam curiosidades quanto às projeções para a indústria de laticínios. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo.
Reunimos aqui as principais informações sobre o segmento, com dados e panorama do mercado. Além disso, listamos as expectativas para 2024 no setor.
Então, continue a leitura e entenda como estão as previsões para o próximo ano! Vamos lá?
A importância da indústria de laticínios para o Brasil: um panorama dos principais anos
A indústria de laticínios possui enorme importância e relevância para a população e economia brasileira.
Um levantamento sobre a década de 90 do setor aponta a capacidade impressionante de reestruturação deste mercado, em meio a diferentes variáveis. Como, por exemplo:
- Inflação;
- Abertura da economia;
- Chegada do Plano Real.
Isto é, já em 1997, a indústria de laticínios brasileira representava cerca de 18,6% do faturamento da indústria de alimentos. O que correspondia a US$11 bilhões de dólares, superando a participação de outros segmentos agroindustriais!
Em contrapartida, em 2001, conforme um artigo da EMBRAPA, o setor de laticínios chegou a ocupar a segunda posição na indústria de alimentos. Nessa época, estimava-se que a participação dos laticínios no faturamento total dessa indústria fosse de, aproximadamente, 10%.
De lá para cá, foi possível perceber a grande expansão do setor. Sendo algumas das principais transformações desse segmento, ao longo das últimas décadas, que o impactaram:
- Começo da coleta a granel;
- Pagamento pela qualidade do leite;
- Ganhos de escala e concentração;
- Redução no número de fornecedores, sem afetar o volume da captação;
- Mudanças na distribuição e consumo graças ao aumento do ciclo de vida do leite, fazendo com que não fosse necessário comprá-lo diariamente.
Já nos dias atuais, mais especificamente em 2021, estima-se que o setor tenha faturado R$138 bilhões. Enquanto isso, na década passada, o faturamento da indústria de laticínios cresceu em 33%, ficando acima dos resultados da indústria de alimentos propriamente dita.
Por isso, conforme esses números da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), citado pela EMBRAPA, o setor representa cerca de 2% do PIB nacional. Consequentemente, é o terceiro em faturamento na indústria de alimentos do Brasil, atualmente!
Expectativas para indústria de laticínios em 2024
Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), a expectativa é de que, em 2024, a produção do leite no campo mantenha em torno dos 34,1 bilhões de litros. Assim, o Brasil permanece como o 5º maior produtor de leite no mundo, em termos de valores.
Além disso, é possível esperar algumas transformações da indústria de laticínios em 2024! Lembre-se! É fundamental acompanhar as tendências para garantir o alcance da demanda.
Veja a seguir algumas previsões. Elas foram separadas por categorias quanto ao:
Consumo
É possível perceber uma crescente busca por alimentos mais saudáveis e com alto valor nutricional. Dessa forma, só reforça a constante preocupação com a segurança alimentar.
Essa é uma tendência que vem crescendo, desde a pandemia, e deve se intensificar em 2024.
Por isso, a previsão é que alguns alimentos lácteos sejam mais procurados, como os:
-
- Clean Label (rótulo limpo): refere-se a preferência por produtos naturais e com menor volume de aditivos;
- Plant Based (origem vegetal): consiste na busca por alimentos produzidos à base de vegetais, devido ao aumento do mercado vegano/vegetariano. Como, por exemplo, os leites vegetais;
- Produtos lácteos gourmet ou de alto valor agregado: atende os negócios e consumidores que procuram por experiências gastronômicas diferenciadas. Como, por exemplo, queijos e iogurtes artesanais.
Além disso, é preciso atenção, também, no como esses produtos têm sido consumidos.
Por exemplo, segundo dados do Mordor Intelligence, há uma crescente demanda por receitas à base de laticínios nos canais de food service. E isso está impulsionando o crescimento do mercado global de laticínios.
A expectativa é de que as vendas de lácteos por esses canais cresçam 9% em 2025, em relação ao ano de 2022.
Sustentabilidade
Não é novidade para ninguém o aumento da consciência ambiental em diferentes mercados, inclusive na indústria de laticínios.
Contudo, a sustentabilidade, aqui, refere-se a toda a cadeia produtiva. Isto é, desde práticas agrícolas regenerativas até a embalagem e a exposição do produto nas prateleiras.
Entretanto, a sustentabilidade também está atrelada à segurança e à qualidade dos alimentos.
Por isso, é fundamental a aplicação de práticas mais sustentáveis, como o uso de energias renováveis na produção e a aplicação de produtos químicos rentáveis na higienização.
Todas as atividades da indústria precisam ser consideradas com base na redução dos impactos ao meio ambiente. O objetivo aqui é diminuir o uso de recursos naturais, bem como o desperdício de alimentos e/ou insumos.
Até porque, 75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-las como clientes. Esse dado é da pesquisa da Opinion Box, citada pelo E-commerce Brasil.
A previsão é de que isso seja uma realidade constante nos próximos anos da indústria. Assim, a ideia é começar a aplicar essas práticas este ano e aprimorar com o passar do tempo.
Novas tecnologias
Por fim, é possível perceber o surgimento de novas tecnologias e técnicas produtivas visando o alcance das demandas do consumidor.
Afinal, como vimos, eles têm optado por produtos mais gourmetizados e de alto valor agregado. O que exige, é claro, certos processos avançados.
No entanto, é possível perceber, também, o crescente investimento em inovação capaz de automatizar processos simples e repetitivos.
Isso porque eles são responsáveis por eliminar erros humanos e, consequentemente, a contaminação dos alimentos.
O objetivo é reduzir o processo manual para assegurar a obtenção de atividades mais contínuas e eficientes. Garantindo, assim, a conservação de nutrientes e produtividade.
Logo, a expectativa é de que, em 2024, a indústria de laticínios se torne mais tecnológica, sustentável e produtiva.
Como se destacar nesse cenário?
Há algumas maneiras de ainda garantir desenvolvimento, independente do cenário da indústria de laticínios.
Para isso, deve-se apostar em inovação, tecnologia e otimização de processos. O intuito aqui é garantir o máximo de performance, com o menor custo possível.
Além disso, é preciso contar com parceiros especializados no setor e que contribuem para a evolução da indústria. Seja desde fornecedores de matéria-prima e equipamentos, até o de produtos químicos. Como, por exemplo, é o caso da Mustang Pluron!
Somos uma empresa comprometida com a criação de soluções químicas adequadas, seguras e rentáveis aos nossos clientes. Realizamos isso há 55 anos, com muita experiência, tradição e foco em melhoria contínua.
Por isso, conseguimos nos destacar no mercado nacional e na América Latina com nossos produtos químicos para higienização em indústrias. Deseja conhecê-los? Então, clique no botão abaixo e realize o download gratuito do nosso catálogo completo!