Entender como tornar o processo de higienização de roupas o mais eficiente possível é o que garantirá uma boa saúde financeira para o seu negócio. Afinal, ter maior agilidade nos processos, mesmo aumentando o volume de roupa por lavagem, é essencial para lucrar mais.
Pensando nisso, listamos abaixo algumas boas práticas que contribuem para maior produtividade dos seus procedimentos de lavagem. Confira!
Afinal, quais são os benefícios do processo de higienização por etapas?
Os processos de higienização de uma lavanderia profissional determinam o sucesso do produto final. É o cuidado e a atenção com as etapas que garantem a qualidade da lavagem e, consequentemente, da experiência do cliente.
Dados da Invesp, citados pela Resultados Digitais, apontam que reter clientes custam 5 vezes menos do que adquirir um novo. Mesmo assim, 44% das empresas ainda insistem em investir recursos e esforços para a aquisição, em comparação a 18% dos que realmente focam na retenção.
E a retenção só é possível devido ao trabalho de fidelização do cliente. Isto é, aqui os esforços são direcionados a construção de uma excelente experiência, para que ele volte a realizar negócio com você. Sendo assim, há um maior cuidado com o atendimento, comunicação, entrega e qualidade do serviço.
Cabe reforçar que um cliente satisfeito e fiel é um cliente que realiza indicações espontâneas por enxergar um valor agregado ao seu negócio. Algumas estatísticas apontadas pelo Buzzlead afirmam que:
- 92% dos consumidores dizem que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda;
- 58% dos clientes compartilham experiências boas e ainda pedem a opinião de amigos e familiares quando estão falando sobre marcas nas redes sociais.
Dessa forma, todas as fases devem ter em mente a experiência do cliente para garantir o sucesso da lavanderia. Tornar o processo de higienização o mais eficiente possível é garantir a qualidade das entregas, sem atrasos, erros e gastos desnecessários para o seu negócio.
Para isso, é preciso investir em bons recursos e separar os processos por etapa para contribuir com a eficiência de cada uma e, assim, aprimorar a qualidade final do serviço. Muito importante é a separação das peças, tais como, roupas de cama, mesa e banho são lavadas separadamente, assim como roupas de tecidos delicados, como cetim, camurça e seda. Também é necessário separar as peças por cor, a exemplo de roupas claras e brancas das peças escuras e coloridas, para que não haja peças manchadas. Isso torna o processo de higienização de roupas mais eficiente.
Como aprimorar os processos de higienização?
Diante dos benefícios apresentados quanto à importância na entrega de um serviço de qualidade, listamos a seguir os principais passos para melhorar os processos de higienização da lavanderia e torná-los mais eficientes. Confira!
Primeiro passo: planejamento
O primeiro passo para a reestruturação e reorganização de qualquer processo sempre será o planejamento. Para compreender como torná-lo mais eficiente é preciso estudar e avaliar como têm sido realizado no dia a dia para identificar pontos de melhoria.
Então mapeie os procedimentos já realizados, custos, mix de produtos, controles, compras, processos de segurança, equipamentos e tudo aquilo que ajuda a compreender como a sua lavanderia funciona atualmente.
Em paralelo, acompanhe as informações quanto ao comportamento e demanda dos clientes. Avalie os horários que possuem mais frequência e a quantidade média de roupas de cada um. Assim será possível reorganizar melhor cada etapa.
Por fim, caso ainda não tenha separado os processos de higienização por etapa, recomendamos que faça. Estabeleça as fases para: umectação; desengraxe; pré-lavagem; lavagem; desinfecção; neutralização; amaciamento e acabamento.
Assim, você poderá aplicar os produtos ideais para cada etapa, colaborando com a excelência da higienização total.
Segundo passo: maquinários modernos
Em seguida, é preciso realizar a aquisição de equipamentos mais modernos, tecnológicos e eficientes. Ter máquinas desatualizadas podem causar custos com manutenção e desperdícios de recursos. Além disso, um equipamento lento aumenta a possibilidade de erros, diminui a chances de processos cada vez mais eficientes e aprimorados, e dificulta a redução de custos devido ao maior percentual de relavagem (retorno).
Portanto, o ideal é adquirir maquinários que realizem a higienização em menor tempo, suportando um volume maior de roupa, não sobrecarregando-as (caso a lavadora fique muito sobrecarregada, é possível que as roupas danifiquem e não fiquem bem limpas). Isso não só ajudará a otimizar os processos e gerar maior qualidade, como também contribuirá com a saúde financeira da sua lavanderia.
Terceiro passo: aquisição de produtos químicos
De nada adianta investir em bons equipamentos e mapear com cuidado os processos se os produtos químicos utilizados na higienização são de baixa qualidade. Eles são os responsáveis por não só retirar as sujidades como também manter, por mais tempo, o ciclo de vida dos tecidos dos seus clientes.
Dessa forma, para cada fase separada anteriormente, é preciso adotar alguns produtos específicos que colaboram com a eficiência. São eles:
- Umectação: esse é o processo em que o tecido é molhado para facilitar a adesão dos produtos. Contudo, aqui já pode ser aplicado um detergente e uma pasta umectante;
- Desengraxe: refere-se a etapa de retirada de sujidades pesadas sem afetar o tempo de vida do tecido. Sendo assim, pode ser usado detergente ácido para lavagem de roupas com gorduras;
- Pré-lavagem e lavagem: o primeiro é o processo que retira as sujeiras mais pesadas, enquanto o segundo serve para eliminar o que ainda restou com a ajuda de água quente. Entretanto, nos dois são usados um conjunto dos mesmos produtos, como detergentes alcalinos e solventes, por exemplo;
- Desinfecção: é a fase destinada a retirada de manchas e desinfecção dos tecidos. Os produtos mais indicados para esta etapa são os alvejante específicos;
- Neutralização: diz respeito ao processo que elimina os resíduos oxidantes e alcalinos dos produtos utilizados anteriormente, neutralizando-as.
- Amaciamento: momento de amaciar as peças e deixá-las agradáveis ao toque. O ideal é usar amaciante hiperconcentrado nesta etapa. É a fase de acomodação das fibras deixando-as macias.
- Acabamento: fase final para adicionar produtos que facilitam a secagem e a passadoria das peças, como os facilitadores.
A dica aqui é também adquirir ferramentas que colaboram ainda mais com a precisão do uso de cada produto, como os dosadores e diluidores. Assim, você evita erros humanos e gera maior economia dos produtos.
Quarto passo: capacitação dos colaboradores
Para acrescentar ainda na eficiência do processo de higienização deve-se investir em capacitação dos colaboradores. Assim, você reforça os passos importantes, aprimora habilidades e incentiva o desenvolvimento de novas competências.
Seus funcionários seguirão as condições ideais de uso de cada fabricante, saberão operar corretamente e com segurança as máquinas, e ainda ajudarão com a análise de dados gerados por elas.
Tudo isso ajuda na evolução dos resultados e na eficiência do processo de higienização.
Quinto passo: investimento em fornecedores parceiros
Por fim, o recomendável é investir em fornecedores dispostos a se tornarem grandes parceiros dos seus clientes. Isto é, que disponibilizam, para além dos produtos químicos, bom suporte, apoio técnico na identificação de problemas, capacitação e treinamento para o correto uso dos equipamentos e produtos.
A Mustang Pluron é um excelente exemplo de fornecedor parceiro! Além de oferecer uma linha completa de produtos líquidos ou em pó, por um custo competitivo no mercado, também disponibiliza acompanhamentos técnicos e treinamentos para as equipes. O principal objetivo é garantir a qualidade e durabilidade dos tecidos, e ainda contribuir para os melhores resultados.
Deseja compreender um pouco mais como a Mustang Pluron pode te ajudar? Então clique aqui para falar agora com um de nossos especialistas.