Saber como impulsionar o crescimento do seu negócio é fundamental para aproveitar o cenário atual favorável para as lavanderias profissionais. Reestruturar os processos colabora com a construção de um crescimento sustentável.
Pensando nisso, reunimos neste texto algumas boas práticas que contribuem com esse objetivo, além de dados que comprovam a importância de apostar em crescimento no presente momento. Confira!
Estimativas e cenário atual das lavanderias profissionais
Apesar de estarem presentes na sociedade de consumo há décadas, as lavanderias profissionais têm se destacado mais recentemente. Com a pandemia houve um aumento na procura por esse estabelecimento devido à mudança de rotina.
Segundo o portal da ABIPLA essa solução garante maior economia financeira e de tempo para os clientes. Com base em um cálculo que utiliza como exemplo um pequeno Hotel, pôde-se analisar que, em média, os custos por mês para lavar as roupas no próprio Hotel é alto.
Em contrapartida, esse mesmo Hotel, quando opta por realizar a lavagem das roupas em uma lavanderia profissional, reduz o custo mensal consideravelmente, isso porque, seus custos são diluídos em máquinas que evitam o desperdício devido à quantidade maior de roupas lavadas durante um mesmo ciclo.
Lavanderias industriais necessitam atentar para alguns fatores críticos no que tange a qualidade, produtividade, custo e o impacto ao meio ambiente.
Esses números resultam em 21% da conta de água dos brasileiros. E para quem opta por essa solução, é possível, também, garantir uma economia de até 21% na conta da energia elétrica.
Logo, a estimativa, segundo Sindilav, é de que até 2023 ocorra uma boa expansão do mercado. É previsto um aumento de 5% na oferta de serviços e, consequentemente, no faturamento desse modelo.
Uma observação importante e é bom destacar, é a diferença da Lavanderia Industrial para a Lavanderia Doméstica: As lavanderias industriais têm como premissa atender empresas e indústrias, focando na comunicação B2B (A comunicação B2B, ou seja, Business to Business, é quando empresas fazem negócios com outras empresas.). Assim, precisam atender a demandas de grande volume e com sujidades complexas, que ainda precisam de um serviço rápido e eficaz. Portanto, essas lavanderias contam com hotéis, hospitais, indústrias, entre outros clientes.
Já a lavanderia doméstica tem como público-alvo pessoas físicas. Que por algum motivo não podem ou não conseguem lavar suas roupas em casa. Dessa forma, peças pessoais, roupas de cama, mesa e banho são os principais materiais higienizados por esse tipo de lavanderia.
Muitos Frigoríficos estão terceirizando seus serviços de lavanderia em lavanderias industriais preparadas para atender a demanda destes frigoríficos, e inclusive localizam em regiões de grandes complexos frigoríficos, e com capacidade instalada para lavar aproximadamente 500 toneladas de roupas por mês.
Ressalta-se que atualmente, em média, cada lavanderia doméstica atende mais de 13.500 clientes por ano. Esses dados resultam no total aproximado de 41.900 peças em 12 meses. E 20% da população economicamente ativa são consideradas clientes em potencial!
Tendo em vista esse cenário favorável, reforçamos a necessidade de aproveitar esse momento para impulsionar o crescimento da sua lavanderia profissional. Afinal, com a crescente aderência dos consumidores a este serviço, se torna indispensável o aperfeiçoamento dos processos para garantir eficiência, qualidade, experiência positiva e fidelização.
Afinal, como é possível impulsionar o crescimento do seu negócio?
Diante dos dados apresentados, reunimos a seguir dicas e boas práticas que contribuem para o desenvolvimento da sua lavanderia profissional. Separamos em duas principais categorias, visto que elas são as que mais afetam os resultados do seu negócio. Confira!
Nos processos de gestão
Para assegurar o sucesso de qualquer negócio é preciso garantir a eficiência da gestão. Uma boa administração é capaz de fornecer maior produtividade, otimização e eficiência para os processos. Esses atributos são responsáveis pela redução de perdas, desperdícios e, consequentemente, de custos.
Por isso, comece a aprimorar seus processos e o planejamento da empresa. Por meio de estudos e pesquisas do mercado, comportamento do consumidor e da concorrência, pode-se gerar insights para o desenvolvimento de objetivos estratégicos, além de metas reais e alcançáveis.
Realize o mapeamento das atividades até então e sua interligação. Analise possíveis erros e gargalos que atrapalham o desenvolvimento dos resultados e a entrega de produtos de qualidade.
Isto é, faça uma lista das etapas de lavagem, procedimentos de segurança, requisitos para o uso dos equipamentos, processos de higienização, entre outros. E claro, avalie o impacto dessas ações e custos por meio das frequências de compras e informações dos fornecedores.
Além disso, invista na capacitação dos profissionais. Essa é uma tática fundamental para aprimorar habilidades, e despertar senso de importância e responsabilidade quanto às políticas internas. Dessa forma, você garante competência e bom rendimento.
A dica aqui é contar com fornecedores que disponibilizam acompanhamentos técnicos e treinamentos para a equipe da sua lavanderia. Assim você não só garante a qualidade e durabilidade dos tecidos (Estimativa de Vida Útil de um Tecido), como conta com um apoio que permite a melhoria de processos e maior economia.
Em seguida, simplifique a comunicação entre as equipes para facilitar a geração de ideias. A sua tomada de decisão será muito mais assertiva se obtiver dados de todos envolvidos nos processos.
Não deixe de investir também em:
- Ações de marketing;
- Precificação competitiva;
- Contratação de profissionais qualificados;
- Planos mensais e de fidelidade.
Por fim, colete as demandas de cada setor e feedbacks do dia a dia da operação.
Na otimização dos produtos
GERENCIADOR DE PROCESSOS COM AUTOMAÇÃO PARA LAVANDERIA.
Ainda conforme dados do Sindilav, são lavadas, aproximadamente, 8 mil toneladas por dia nas lavanderias brasileiras. O que resulta em cerca de 190 toneladas diárias de uso de produtos químicos.
Por isso é importante a otimização dos produtos utilizados para garantir maior rendimento, menos perdas e, portanto, economia financeira e de tempo.
Todo o processo de higienização e lavagem desses estabelecimentos requer determinados cuidados, que foram mapeados no passo anterior. Por isso, aqui se faz a necessidade de garantir o uso de produtos profissionais e de qualidade para evitar danos e prejuízos.
Busque por fornecedores que além de terem vendas consultivas e atendimento focado no apoio técnico, como vimos anteriormente, sejam referência no mercado devido ao uso de tecnologia e inovação nas fórmulas, assim como apresentação de produtos que são utilizados como Detergentes e Alvejantes ao mesmo tempo, famoso 2 em 1, sem ser alvejante clorado, e sim potentes liberadores de oxigênio que alvejam o tecido sem danificá-los, e para uso em qualquer tipo de cor de roupas.
Procure por soluções que forneçam informações transparentes e que correspondam a cada etapa dos processos. Empresas com experiência e reconhecimento tendem a ser dedicadas quanto ao compartilhamento de informações.
Com a ajuda dos seus fornecedores, você saberá as orientações, tipos de produtos, temperatura e tempo de funcionalidade.
No entanto, vale ressaltar que nem sempre menos é mais. É preciso investir em empresas que possuem produtos de qualidade e durabilidade para garantir eficiência e produtividade da sua lavanderia. Eles tendem a possuir insumos mais qualificados para a correta higienização. Só assim poderá impulsionar o seu crescimento. Afinal, quanto mais retrabalho maior serão os seus custos. Muito cuidado na aquisição dos produtos químicos, porque, dependendo dos mesmos, seu processo de lavagem pode se tornar ineficiente e gerar um alto índice de retorno de peças que não foram bem lavadas. Se este índice for muito alto, seu custo com produtos químicos será alto, opte sempre por produtos com teores de ativos concentrados, pois, o rendimento será bem melhor e o percentual de retorno será bem menor, quiçá, atingir a perfeição com mínimo do mínimo de retorno!
Lembre-se que a experiência do cliente é fundamental para o sucesso e o crescimento do seu negócio. Segundo a Zendesk, 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência. E a satisfação do cliente pode resultar em indicações do seu serviço.
Por isso a importância de investir em bons produtos para garantir a entrega de qualidade e, consequentemente, a fidelização do cliente.
E então?
Siga essas boas práticas para assegurar o crescimento do seu negócio. Essas são dicas que podem ser revistas sempre que houver necessidade. Então, comece reestruturando a sua gestão e busque investir em produtos de qualidade e rentabilidade.
Fale com um dos nossos especialistas para melhor compreender a importância de um fornecedor parceiro no crescimento do seu negócio.