A lavanderia hospitalar possui uma função extremamente importante no combate a infecções. Esse setor é responsável por impedir qualquer tipo de contaminação e, assim, garantir o conforto dos pacientes.
Para conhecer mais dos impactos dessa área, continue a leitura! Neste conteúdo reunimos as principais informações sobre esse modelo de lavanderia, além de dicas de como manter a higiene.
Boa leitura!
Qual o papel da lavanderia hospitalar?
A lavanderia hospitalar é responsável por dar apoio ao paciente, garantindo a eliminação de qualquer possibilidade de contaminação.
É simples! Esse é um ambiente propício à contaminação. Há grande possibilidade do contato com diversos agentes infectantes, como vírus e bactérias.
A lavanderia, portanto, deve garantir a eliminação desses microrganismos nas peças para evitar a contaminação cruzada.
Logo, é um serviço dedicado à higienização de roupas, tecidos e enxovais de diversos tipos. Esse modelo é diferente das lavanderias domésticas devido a quantidade de material sujo e contaminado que recebe por dia.
Destaca-se que as sujidades do ambiente hospitalar também estão relacionadas a resíduos de sangue e medicamentos. O que só reforça a importância do espaço para a saúde dos pacientes.
Segundo o manual do Ministério da Saúde, a eficácia do complexo hospitalar depende da excelência da lavanderia. A responsabilidade da mesma refere-se às ações:
- Controle das infecções;
- Recuperação, conforto e segurança do paciente;
- Facilidade, segurança e conforto da equipe de trabalho;
- Racionalização de tempo e material;
- Redução dos custos operacionais.
O documento ainda afirma que o papel dessa lavanderia é “o processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas as unidades do hospital”.
Já um outro artigo reforça a importância da lavanderia hospitalar no controle de infecções. Além disso, é de responsabilidade desse segmento garantir a recuperação, conforto e segurança do paciente.
A lavagem deve promover a higienização das peças. Mas para além disso, será preciso assegurar a manutenção das características físicas das roupas. E, ainda, promover a eliminação de substâncias irritantes ou alergênicas.
A lavanderia precisa coletar, armazenar, transportar, pesar, separar e classificar as peças. Assim como, lavar, higienizar, secar e prensar as roupas e tecidos.
Como controlar os riscos de contaminação e manter a higiene?
Existem alguns processos da lavanderia hospitalar que promovem a higiene completa ao garantir o controle de riscos. Assim, para eliminar as possibilidades de infecção hospitalar é necessário realizar uma série de medidas coordenadas com excelência.
Ou seja, ela precisa atuar como barreira de contaminação e controle do fluxo de pessoas e roupas. Até porque as contaminações no ambiente hospitalar são provenientes de funcionários, visitantes e pacientes.
Além dessa parte administrativa, deve-se promover a eficiência dos processos de higienização. Ainda segundo o manual, há basicamente dois sistemas de lavagem de roupa hospitalar: lavagem em cargas individuais de lotes e a lavagem contínua.
No primeiro, o lote é levado separadamente e com a utilização de soluções químicas para cada operação. Como, por exemplo, para pré-lavagem, acidulação e amaciamento.
Já no segundo, a peça passa pelas fases de lavagem de maneira contínua, com uma única solução para vários lotes.
Mas durante o processo de lavagem, seja qual for o sistema, é necessário estar atento a quatro requisitos básicos:
- Ação mecânica;
- Ação química;
- Temperatura;
- Tempo da operação.
Esse processo ainda pode ser dividido conforme o nível da sujidade. Isso determina as etapas e atividades necessárias para garantir a completa higienização.
Para o ciclo de lavagem com peças de sujidade leve, a operação/sequência é composta por:
- Lavagem;
- Alvejamento/desinfecção;
- 1º enxágue;
- 2º enxágue;
- Acidulação;
- Amaciamento/desinfecção.
Enquanto o ciclo de lavagem para roupas com sujidade pesada é:
- Umectação;
- 1º enxágue;
- 2º enxágue;
- Pré-lavagem;
- Enxágue;
- Alvejamento/ desinfecção;
- Lavagem;
- 1º enxágue;
- 2º enxágue;
- Acidulação;
- Amaciamento/desinfecção.
Ao terminar as operações, é preciso, também, lavar e desinfetar toda a área. E, ao término dos expedientes, os colaboradores precisarão tomar banho e trocar a roupa de trabalho.
Produtos químicos necessários para a higienização
O volume de peças e o tipo de sujeira encontrada na lavanderia hospitalar exigem produtos químicos específicos e de qualidade.
A higienização só é completa e segura quando há a aplicação de soluções adequadas e eficazes no tratamento das peças. Garantindo, assim, a limpeza completa através da eliminação da desinfecção e sujeira dos tecidos.
Os principais produtos são:
- Detergentes;
- Sabões;
- Branqueadores ou alvejantes;
- Acidulantes;
- Amaciantes.
O importante aqui é estar atento às orientações de uso e aplicação dos produtos conforme os fornecedores.
Além disso, o ideal é que todos os envolvidos no processo tenham conhecimentos básicos sobre química e as principais reações. Afinal, eles precisam usá-los de maneira correta para evitar desperdícios, custos desnecessários, reaplicações e desgaste das peças.
Sem contar que é fundamental promover a uniformização dos procedimentos. Isto é, deve-se apostar na padronização dos produtos e processos para garantir a qualidade das peças e higienização.
Logo, conte com fornecedores que seguem as normas do Ministério da Saúde e Anvisa no registro e fabricação dos produtos.
E, ainda, orientamos o apoio de parceiros que contribuem para o correto uso dos produtos. Como, por exemplo, aqui na Mustang Pluron disponibilizamos o Programa de Assistência Técnica.
Esse suporte colabora com os procedimentos e aplicações dos produtos químicos. Realizamos isso por meio do compartilhamento de informações em palestras e capacitações às equipes envolvidas.
Leia também: Assistência Técnica Mustang Pluron: entenda como ajudamos sua indústria a reduzir custos!
Aposte nos produtos Mustang Pluron!
A Mustang Pluron é uma empresa 100% brasileira especializada na produção de produtos químicos capazes de promover bem-estar aos ambientes. Eles garantem assertividade e eficiência. Consequentemente, asseguram a otimização e redução de custos graças a eliminação de reaplicação.
Somos comprometidos com o desenvolvimento de soluções com ampla eficiência na limpeza e sanitização. Nossa missão é entregar, ao mercado, o que há de mais moderno e inovador em soluções químicas.
Por isso somos o parceiro ideal para garantir a higiene e desinfecção das peças da lavanderia hospitalar. Oferecemos uma linha completa de produtos líquidos, em pó ou em pasta. Como:
- Amaciante;
- Sabão em pó;
- Pasta umectante;
- Detergente;
- Reforço alcalino;
- Alvejante;
- Desinfetante.
Tudo por um custo competitivo no mercado! Podemos citar como exemplo os:
- PLURON 834 LL: Detergente umectante líquido para lavagem de roupa;
- PLURON 836 LL: Desinfetante líquido à base de hipoclorito de sódio para lavagem de roupas;
- PLURON SOFT PREMIUM: Com tecnologia em cápsulas, garante perfume prolongado, indicado como amaciante.
Além disso, também disponibilizamos produtos para a higienização e desinfecção do ambiente. E, como abordado acima, essa é uma das etapas que devem ser realizadas pela lavanderia, após o término das operações.
Em resumo, entregamos tecnologia, qualidade dos serviços e produtos, além de precisão e agilidade. Tudo isso em todas as etapas do seu processo!
Então, para conhecer essas e mais soluções Mustang Pluron, baixe gratuitamente o nosso catálogo completo.